Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
We Brazil Energy

Fontes solar e eólica ajudam a recuperar oferta de energia no país

Fontes solar e eólica ajudam a recuperar oferta de energia no país

Último boletim de energia divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) revela que a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE) no país cresceu 4,9% em 2021, e que as fontes eólica e solar foram destaque neste cenário. O documento é deste mês de março, com dados atualizados em dezembro, e indicam também uma retomada em relação aos recuos de 2020, ano fortemente impactado pela crise da Covid-19, principalmente no consumo da indústria e comércio.  


Conhecida também como Demanda Total de Energia Elétrica, a OIEE  inclui o consumo nos setores econômicos e as perdas na distribuição e transmissão. As fontes eólica e solar foram os destaques com aumento de 2,9 pontos percentuais, chegando a 13,4% da oferta de toda a matriz energética brasileira. No segmento fotovoltaico, a geração distribuída foi estimada com alta próxima de 115%.


Essas fontes perdem em participação somente para a hidráulica, que detém 56,7% da matriz brasileira. A oferta de energia elétrica por gás natural, ficou em terceiro lugar em 2021, com 12,3%, 4 pontos percentuais acima do indicador de 2020.


“É importante ressaltar que o Brasil, com os 13,4% de participação de eólica e solar na OIEE, já ultrapassa o indicador do bloco de Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), previsto em 13% para 2021”, informa o Ministério.


O estudo é elaborado pelo Departamento de Informações e Estudos Energéticos, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (DIE/SPE). Apesar da forte participação das fontes solar e eólica na matriz elétrica, há recuo no geral das energias renováveis por causa do recuo de 8,7% da oferta de energia hidráulica e de 4% da bioenergia – por menor desempenho do setor sucroalcooleiro e da agropecuária em 2021. 


Fontes: Governo federal/MME/Boletim Mensal de Energia


Foto: Divulgação


#MME #BoletimDeEnergia #OIEE #EnergiaSolar #Fotovoltaico #Sustentabilidade #EnergiaRenovável #WeBrazilEnergy

Importadora e Distribuidora de equipamentos fotovoltaicos

Links Rápidos

Associado

We Brazil Energy | Energia Solar Fotovoltaica

Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.