Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
We Brazil Energy

Pesquisa aponta crédito como 'alavanca' para o avanço do setor solar

Pesquisa aponta crédito como 'alavanca' para o avanço do setor solar

A tradicional pesquisa de mercado da consultoria Greener, divulgada na semana passada, revelou um crescimento da participação do mercado brasileiro na geração fotovoltaica mundial e manutenção de valores atrativos ao consumidor, mesmo com a alta nos custos dos equipamentos. Linhas de financiamento, alto custo das tarifas de energia no país e a aprovação de uma nova lei para o setor solar mantiveram o segmento atrativo e em alta.  

 

O estudo ouviu representantes de 3.767 empresas integradoras entre 14 de dezembro de 2021 e 17 de janeiro de 2022, contando com amostras de empresas de todo o País, de todos os portes e tempo de funcionamento, representando a “ampla diversidade” do setor, informou a consultoria. 

 

Segundo a Greener, o volume de módulos fotovoltaicos demandados pelo mercado brasileiro em 2021, para atender a geração solar, ultrapassou os 9,7GW, um crescimento superior a 100% em relação a 2020. Este volume representou uma participação de 5,6% do mercado mundial de módulos, que foi de 172,6 GW. Em 2017, essa participação representava apenas 0,9%, o que mostra a evolução do mercado nacional. Ainda conforme o estudo, o financiamento solar continua avançando no país, apoiando 57% das vendas efetuadas, “sendo importante alavanca para o crescimento do setor”. 

 

Os preços dos sistemas tiveram elevação média de 8% em 2021, “apesar da significativa alta dos custos dos equipamentos”. “Expressiva entrada de novos players e alta competitividade foram os fatores que atenuaram a elevação dos preços em relação ao consumidor final”, diz o documento. 

 

A avaliação também informa que a elevação das tarifas de energia no país no ano passado e a aprovação do novo marco para a geração distribuída, estabelecendo prazos para a taxação de novos geradores, contribuíram para manter a atração dos consumidores pela energia fotovoltaica. 

 

  

#Greener #CréditoSolar #EnergiaSolar #Sustentabilidade #PainéisSolares #Fotovoltaico #WeBrazilEnergy

 

Importadora e Distribuidora de equipamentos fotovoltaicos

Links Rápidos

Associado

We Brazil Energy | Energia Solar Fotovoltaica

Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.