We Brazil Energy
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Setor solar cria 356 mil empregos e já gera 2% da energia do país

Setor solar cria 356 mil empregos e já gera 2% da energia do país

A matriz fotovoltaica já representa 2,4% da energia gerada no país, segundo relatório de dezembro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).


O índice representou um grande salto em relação a fevereiro, quando o setor representava 1,7% da matriz energética brasileira. A matriz hidrelétrica ainda domina, com 57,9% da geração.


Desde 2012, quando os primeiros sistemas fotovoltaicos foram instalados no país, já são R$ 62,2 bilhões investidos pelo setor privado, 356 mil empregos gerados e quase 14 milhões de toneladas de CO² que deixaram de ser emitidos graças a esse tipo de geração de energia, segundo a associação.


O cenário é considerado promissor tendo em vista os constantes aumentos de preço na energia elétrica, as vantagens da geração distribuída fotovoltaica e possibilidade de instalar sistemas off-grid, aqueles que não dependem de energia elétrica e que podem servir para regiões mais remotas.


Em relação à potência instalada pelo setor, considerando geração centralizada e distribuída, são 12 GW. No caso da geração distribuída, o setor residencial representa 76,3% do total de 678.061 sistemas instalados. Comércios e serviços vêm na segunda posição, com 34,9%, e o segmento rural responde por 13,6%.


Por regiões, Minas Gerais lidera com 18% do total, seguido de São Paulo (12,9%), Rio Grande do Sul (12,4%), Mato Grosso (7,5%) e Goiás (5,3%).


Capacitação


Devido ao crescimento de empregos na área, e de olho na demanda por especialistas em energia solar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem verificado alta na procura por cursos voltados ao segmento, entre eles a qualificação de eletricista de sistemas fotovoltaicos, que é de cerca de 160 horas – pouco mais de um mês.


Antes da pandemia de Covid-19, o número de matrículas para qualificação em sistemas fotovoltaicos no Senai vinha numa crescente, chegando a 3.327 concluintes em 2019. Em 2020, houve uma queda, mas ainda assim 1.645 alunos passaram pela capacitação. E em 2021, até outubro, foram 2.709 inscritos.


Fontes: Agrolink, Absolar e Portal da Indústria


#EnergiaSolar #Absolar #Senai #Fotovoltaico #Sustentabilidade #PainéisSolares #Aneel #MatrizEnergética #GeraçãoDistribuída #WeBrazilEnergy

Postagens recentes

Categorias

Importadora e Distribuidora de equipamentos fotovoltaicos

Links Rápidos

Newsletter

Receba as últimas notícias 

We Brazil Energy | Energia Solar Fotovoltaica

Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.

Open chat
Olá! Gostaria de mais informações sobre as ofertas da We Brazil Energy - Distribuidora de Equipamentos Fotovoltaico