Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
We Brazil Energy

Somadas, fontes solar e eólica já formam 2ª matriz energética

Somadas, fontes solar e eólica já formam 2ª matriz energética

O último boletim de energia do governo, referente a novembro de 2021 e publicado neste mês, informa que as fontes solar e eólica subiram 2,9 pontos percentuais na composição da matriz da Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), chegando a 13,4%. Essa soma perde apenas para a energia hidráulica, responsável por 56,7% da oferta total. 


De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), com os 13,4% o Brasil já ultrapassa o indicador de energia limpa do bloco da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estimado em 13% para 2021.


O secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Marcello Nascimento Cabral da Costa, ressaltou a importância das energias sustentáveis. “Nossa matriz energética é uma das mais renováveis no mundo com uma proporção de 48%, indicador mais de três vezes superior à média mundial”, destacou. Ainda segundo o secretário, nos últimos 12 meses, a geração eólica cresceu 20%, e a geração solar, 60%. 


Com o estabelecimento de um novo marco legal da energia solar, aprovado pelo Congresso e já sancionado pelo governo, a tendência é manter esse crescimento, na avaliação de organizações representativas do segmento. 


A nova lei estabelece um período de transição para taxação de novos geradores que distribuirão energia excedente na rede elétrica convencional, e não penaliza os já estabelecidos, dando maior previsibilidade e segurança jurídica para investimentos na área. 


Fontes: MME e Agência Brasil


Foto: Divulgação/MME


#MME #EnergiaSolar #MatrizEnergética #EnergiaLimpa #Sustentabilidade #PainéisSolares #GeraçãoDistribuída #WeBrazilEnergy

Importadora e Distribuidora de equipamentos fotovoltaicos

Links Rápidos

Associado

We Brazil Energy | Energia Solar Fotovoltaica

Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.